Você sabia que o autocuidado pode ser uma poderosa ferramenta para ajudá-lo a desenvolver a resiliência?
Na escola de 1 a 10, qual é o nível de autocuidado que você tem consigo mesmo? Você é o tipo de pessoa que prioriza tempo para se cuidar ou está sempre ocupado e encontrar tempo para o autocuidado pode ser uma tarefa difícil?
No meu artigo da semana passada, eu compartilhei 3 maneiras de ajudá-lo a desenvolver resiliência e lidar com situações de estresse, com mais positividade e equilíbrio.
Neste 2º artigo, eu reforço o tema, compartilhando a importância do autocuidado no fortalecimento da sua resiliência.
Eu tenho praticado com consistência o autocuidado. Eu sinto prazer em me cuidar, não só no aspecto físico, mas também no emocional, mental e espiritual. Eu organizo a minha agenda e priorizo tempo para praticar o autocuidado em 4 dimensões que eu acredito serem essenciais para o meu desenvolvimento contínuo e o fortalecimento da minha resiliência.
Como dizia Stephen Covey, Consultor americano e Autor do livro – Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, “É necessário que você aprenda a afinar seu instrumento, praticando o autocuidado e desenvolvendo-se de forma integral, em 4 dimensões da sua vida: física, mental, emocional e espiritual. De modo que, continue preservando e aprimorando o seu bem mais precioso, você mesmo!”
4 dimensões para desenvolver o autocuidado e a resiliência:
Física: Exercite-se regularmente, alimente-se de forma saudável e durma bem. Essa combinação de fatores irá ajudá-lo a manter a mente e o corpo equilibrados, dispostos, nutridos e preparados para lidar com situações que exigem resiliência.
Mental: Leia tudo o que te inspira, pois a informação estimula o desenvolvimento do cérebro e o mune com ferramentas para lidar com condições adversas. Escreva as suas aspirações. Mentalize o que você quer que seja diferente. Visualize o que você manifestar na sua vida e faça as coisas acontecerem!
Emocional: Cultive bons relacionamentos com pessoas que realmente se importam com você! S ubstitua emoções negativas por pensamentos positivos. Conte até 6 antes de reagir a um estímulo de forma negativa. A neurociência comprova que se esperarmos 6 segundos antes de reagirmos a uma situação, temos tempo suficiente para pensarmos em uma resposta mais positiva para aquele estímulo. Fazer coisas que te dão prazer irá ajudá-lo a ser mais feliz, positivo e resiliente! Viaje, dançe, saia com os amigos, ouça música, pratique tocar algum instrumento, cozinhe, vá ao cimena, faça esporte, etc…
Espiritual: Cultive a sua espiritualidade! Quando eu digo isso, não estou me referindo especificamente a aderir uma religião. Se a religião te ajuda a ser uma pessoa mais forte, resiliente e positiva, ótimo! Mas existem outras maneiras de você cultivar a espiritualidade. A meditação e práticas espirituais sem conotação religiosa, ajudam algumas pessoas a se conectarem com “algo divino”, ou seja, com aquilo que não conseguimos explicar. O contato com alguns minutos de silêncio durante o dia, ativa os neurotransmissores do cérebro, reorganiza os pensamentos, esvaia o lixo mental e o ajuda e restaurar os sentimentos de otimismo e esperança.
Agora que você já viu a importância de “afinar seu instrumento” e praticar o autocuidado para ter mais resiliência, eu ofereço mais algumas dicas que irão ajudá-lo à construir uma perspectiva mais positiva e otimista sobre determinadas situações.
4 dicas para tornar sua perspectiva mais positiva:
1) Cultive uma visão positiva de si mesmo. Desenvolva a autoconfiança e a capacidade de resolver problemas com mais equilíbrio e positividade. Mantenha uma perspectiva mais positiva sobre si mesmo, sobre o que está acontecendo com você e sobre como quer que essa situação se resolva.
2) Tente olhar além do problema e aprender com os erros. Tente olhar para uma situação indesejada com uma visão mais ampla e com a perspectiva de que tudo irá melhorar a longo prazo. Evite soprar o evento na direção contrária! Acredite na sua capacidade de lidar com situações estressantes de forma equilibrada e ponderada. Siga a sua intuição, pense sobre como você gostaria que essa situação se resolvesse e extraia desses acontecimentos um grande aprendizado. Acredite, vivenciar situações difíceis com equilíbrio e determinação, irá torná-lo uma pessoa mais forte!
3) Seja perseverante e nunca perca a esperança. Uma visão mais otimista sobre o que está acontecendo, mesmo diante de um cenário difícil, pode mudar completamente o rumo de uma situação e isto o permite atrair coisas boas para a sua vida. Não desista dos seus sonhos só porque algo que você tentou não deu certo ou porque passou por algum momento de extrema dificuldade. Tente visualizar o que você quer e faça de tudo para que isso aconteça. Pare de se preocupar com o que você tem medo, pois isso te deixa paralizado.
4) Aprenda a se amar e a cuidar de você. Seja autoconsciente das suas próprias necessidades e sentimentos. Envolva-se em atividades que você goste e encontre momentos para relaxar e se divertir. Invista o seu tempo em fazer coisas que alimentam a sua alma, que te fortaleçam e te fazem crescer. Ninguém será mais capaz de amá-lo do que você mesmo! Continue afinando o seu instrumento! Quanto mais você se desenvolver, mas resiliênte você vai ser e mais capacidade de adaptar-se a situações adversas você vai ter!
Clique aqui e saiba mais sobre como nossos programas podem ajuda-lo a desenvolver resiliência!
Namasté!