+55 11 98458-1793 contato@ritmoexpansao.com.br

3 maneiras de desenvolver a resiliência – Parte 1

Escrito por: Juliana Linares

Você se considera uma pessoa resiliênte? Como você lida com situações adversas?

Como você lida com situações do tipo – a morte de um ente querido, a perda de emprego, uma doença grave e outros eventos traumáticos?

  • Com garra e obstinação, enxergando uma luz no fim do túnel e encarando o problema de frente com positividade, tentando resolver as coisas da melhor maneira possível?
  • Enxergando a situação como possibilidade de grandes aprendizados e crescimento?
  • Ou se paralizando diante do medo, não querendo encarar o problema e tendendo a fugir da sua realidade?

Situações adversas, são exemplos de experiências de vida muito desafiadoras, e muitas vezes, as pessoas reagem a tais circunstâncias com uma inundação de emoções negativas e uma forte sensação de fracasso, medo ou de incerteza.

No entanto, existem pessoas que se adaptam com mais facilidade a situações de mudança de vida e condições estressantes e a palavra que define com propriedade essa capacidade de adaptação a situações adversas é resiliência”.

Resiliência é um conceito da física que significa – a propriedade que alguns corpos apresentam em retomar a forma original, após terem sido submetidos a uma deformação elástica. Traduzindo isso para a condição humana, seria a capacidade do indivíduo de lidar ou adapta-se à situações adversas como – traumas, tragédias, ameaças ou fontes significativas de estresse, problemas familiares, de saúde, financeiros, situações de pressão no ambiente de trabalho – e conseguir reagir positivamente a esses fatores sem entrar em conflito psicológico ou emocional.

A minha intenção com este artigo é compartilhar algumas dicas, para que você possa desenvolver uma estratégia pessoal para melhorar a sua capacidade de resiliência e ajudá-lo a desfrutar de uma vida mais feliz, equilibrada e significativa.

Resiliência não é um traço que uma pessoa tem ou não tem.  Envolve um mindset (estado de consciência) de comportamentos, pensamentos e ações que podem ser natos ou desenvolvidos em qualquer pessoa.

Ser resiliente não significa “não ter” dificuldade ou aflições, como dor emocional, tristeza, ou medo.  Na verdade, esses fatores são bastante comuns em pessoas que sofreram grandes adversidades ou traumas em suas vidas.  De fato, o caminho para a resiliência provavelmente envolverá algum tipo considerável sofrimento emocional.

Com base na minha experiência de vida e sem querer invalidar problemas muito mais sérios que outras pessoas possam ter enfrentado, eu me orgulho em dizer que me mudei ainda jovem para os Estados Unidos, com o propósito de aprender uma nova língua, fazer uma faculdade e me reinventar.  Larguei o meu país, cultura, amigos e familiares para descobrir o meu propósito, e lá eu vivi por mais de 13 anos.  Vivenciei de perto tragédias como o ataque terrorista das torres gêmeas em Nova Yorque e as rebarbas de uma guerra entre os EUA e o Iraque, que durou anos a fio…  Tive que aprender a falar uma nova língua fluentemente, para conseguir trabalho, entrar na faculdade e me tornar uma pessoa independente, e a cada desafio que eu superava, eu me sentia mais forte e resiliênte.

Por este motivo, eu decidi compartilhar com você algumas dicas para melhorar a sua capacidade de resiliência e ajudá-lo a lidar com situações de estresse de forma mais positiva e equilibrada!

A maneira como você enxerga o mundo, pode ajudá-lo a desenvolver resiliência!

3 maneiras de desenvolver resiliência:

1) Faça Conexões. Boas relações com familiares próximos, amigos ou pessoas que você gosta são importantes!  Aceitar ajuda e o apoio daqueles que se preocupam com você irá fortalecer a sua capacidade de resiliência.  Algumas pessoas acham que ser ativo em grupos cívicos, organizações religiosas ou instituições sem fins lucrativos, fornece apoio social e ajuda outras pessoas a recuperar a esperança, a positividade e o otimismo, tornando-as mais adaptáveis a condições adversas. Você já parou para pensar que ajudar os outros em momentos de necessidade, também pode aumentar a sua própria capacidade de resiliência?

2) Evite enxergar crises ou dificuldades como problemas insuperáveis.  Dr. Viktor Frankl, Psiquiatra Austríaco, sobrevivente do Holocausto, e autor de livros como, Em busca de um sentido”, dizia que “você não pode mudar o fato de que eventos altamente estressantes acontecem, mas pode mudar a forma como interpreta e responde a esses eventos.”  Tente olhar além do problema que está ao seu redor e veja como as circunstâncias futuras podem ser um pouco melhores, a cada momento. Observe qualquer sinal sutil de positividade e esperança diante de uma situação difícil.  Em momentos de estresse, pense imediatamente em algo que remeta um sentimento positivo ou sensação de vitória.   O conceito da física quântica, chamado “lei de atração”, diz que, “nós somos o que pensamos.”

3) Aceite a mudança como algo que faz parte da vida. Determinados objetivos podem não ser mais atingidos como resultado de situações adversas.  Mas aceitar circunstâncias que não podem ser alteradas pode ajudá-lo a se concentrar nas situações que você pode alterar.  Procure praticar pensamentos positivos todos os dias. Isso irá ajudá-lo a fortalecer os músculos da resiliência.  Agradeca as pequenas coisas que acontecem no seu dia a dia.  Tente tirar importantes lições ou aprendizados, daquilo que acontece no seu cotidiano que parece não ser tão positivo.  Seja criativo e visualize soluções proativas para os seus conflitos. Aprenda com os erros e tente responder de forma equilibrada da próxima vez que passar por uma dificuldade!

Eu dividi este artigo em 3 partes para não ficar muito longo.   Nos próximos artigos, eu irei compartilhar: “3 formas que o autocuidado pode ajuda-lo a melhorar a resiliência” e para finalizar, “3 maneiras de aumentar a resiliência para conquistar seus objetivos.”

Clique aqui para aprender melhor sobre como nossos programas poderão ajudar indivíduos, grupos e equipes de trabalho a desenvolver resiliência!

E fiquem ligados que daqui alguns dias, tem mais!  Se este artigo te ajudou a compreender melhor o significado de resiliência, compartilhe comigo o seu comentário!

Namasté!

Abrir bate-papo
Solicite seu orçamento!