+55 11 98458-1793 contato@ritmoexpansao.com.br

Engajamento: O Segredo para a Influência Positiva!

Escrito por: Juliana Linares

Se você é um professor, palestrante, comunicador ou facilitador de programas de aprendizagem e trabalha ministrando cursos, treinamentos e palestras, saber criar engajamento com o seu publico é o segredo para que possa aumentar a sua influência positiva e gerar um maior impacto nas suas apresentações!

Essa habilidade de engajar, envolver e despertar o interesse das pessoas sobre o seu conteúdo é fundamental para que consiga gerar confiança, aumentar a conexão com o seu público e criar um maior impacto nos contextos em que você atua.

Existem 3 diferentes níveis de engajar sua audiência.  Se quiser avançar esses níveis, irá precisar implementar essas estratégias no planejamento das suas sessões.

Nível de engajamento 1: Desperte um interesse básico

Nesse primeiro nível, você fala e as pessoas escutam.   Elas seguem sua tese ou narrativa, que muitas vezes são apoiadas por uma apresentação visual, como, slides em power point, vídeos e outros recursos.  O processo de aprendizagem se resume em uma via de comunicação de mão única, onde você fala e o participante escuta.  Ou seja, você não cria uma oportunidade para que ele se manifeste.

 

Do ponto de vista do comunicador, esse nível de engajamento é previsível e a situação não foge do seu controle. Porém, seu fluxo de energia vai se esgotando pela falta de sinergia entre você e a plateia.  Embora esse 1º nível seja apropriado para discursos e palestras formais, a maioria das situações exige um maior nível de engajamento.

Nível de engajamento 2: Interaja com os participantes

próximo passo é convidar seus alunos ou participantes a interagirem e se expressarem em diferentes momentos da sua sessão. Você pode utilizar algumas técnicas para ajudá-los a se comunicarem.

  • “Levante a mão se você está sendo introduzido a esse assunto pela primeira vez”.
  • “Alguém tem um exemplo pessoal para compartilhar?”
  • “Quem tem alguma dúvida ou gostaria de fazer algum comentário?”

Você também pode aumentar a interação com as pessoas, de forma não verbal, criando rapport (empatia) através do contato olho no olho, falando de um jeito que provoque risos na plateia, usando uma linguagem corporal clara e congruente, que comunique o que você quer falar mesmo quando não está usando as palavras. Pode também conduzir a plateia fazer uma respiração profunda, alongar os braços, cumprimentar o colega do lado, fazer um aquecimento corporal, etc…

Esses diferentes métodos aprofundam a experiência dos participantes e aumentam a sua conexão com eles.

Esse maior nível de engajamento eleva a energia da sala, aumenta o interesse das pessoas sobre o seu conteúdo, gera confiança e desperta atenção das pessoas sobre o que está falando.   Facilitar esse tipo de engajamento, faz com que a sua sessão vire uma via de comunicação de mão dupla.  Você interage com seu público e ele responde de forma positiva.  Você gera empatia e confiança e as pessoas se envolvem cada vez mais com o seu processo.

Esses diferentes métodos aprofundam a experiência dos participantes e aumenta a sua conexão com eles.

 

Nível de engajamento 3: Crie Sinergia!

Nível 3: Crie Sinergia!

Uma mudança ainda maior de energia ocorre quando você desencadeia conexões entre os próprios membros da sua audiência, utilizando métodos simples, como, dinâmicas interativas ou discussões em pares e trios. Isso provoca reflexões, o compartilhamento de ideias e traduz de forma prática os seus ensinamentos.  O grupo começa a formar uma identidade própria e indivíduos passam a se sentirem parte de algo maior.

No meu trabalho, eu utilizo um vasto repertório de experiências com a música para trabalhar conceitos como: autoconhecimento, liderança, inteligência emocional, comunicação, criatividade e colaboração.   Isso acaba trazendo um maior significado para os conteúdos que eu abordo e faz com que as pessoas participem, se envolvam e aprendam profundos conceitos de forma prática e colaborativa.  E assim, um grupo de pessoas que não se conhecem começa a formar uma identidade própria e equipes de trabalho passam a sentir prazer em aprender e desenvolver habilidades que irão contribuir para um melhor desempenho coletivo.

Ritmos da Influência :: um método eficaz para criar engajamento e aumentar a influência positiva.

Criar esse nível mais profundo de engajamento com as pessoas é algo que eu acredito poder contribuir como meu trabalho.

Há muitos anos, venho pesquisando métodos práticos e interativos para criar uma maior

sinergia e engajamento entre indivíduos, grupos e equipes de trabalho.

Como fruto de muita pesquisa, nasceu os Ritmos das Influência, um método de desenvolvimento pessoal e de grupos, apoiado por um vasto repertório de técnicas e ferramentas interativas que me ajudam a propagar meus conhecimentos de

forma engajada, sinérgica e memorável.

Esse método se tornou um ebook, escrito em co autoria com a minha amiga e consultora americana Mary Tolena, onde compartilhamos insights e ferramentas práticas para ajudar educadores, palestrantes, facilitadores e agentes de transformação a desenvolver uma presença marcante e acumular um vasto  repertório de métodos criativos para criar engajamento e aumentar a influência positiva com seu público.

A melhor forma de aprender esse método é vivencia-lo! 
Workshop Imersivo Ritmos da Influência – dias 6, 7 & 8 de Outubro, em Juquitiba.

Apresentamos os Ritmos da Influência no formato de workshop imersivo de capacitação profissional, que irá mergulha-lo de forma profunda e vivencial na arte de engajar, influenciar e facilitar processos, relações e contribuições entre as pessoas.

A melhor maneira de aprender essa metodologia é vivencia-la de forma imersiva.

Não perca esta chance de desenvolver a presença, a conexão e a influencia positiva com seu público, para criar sinergia e engajamento nas suas apresentações e transformar os contextos em que você atua, em um lugar melhor pra todos!

Abraços,
Ju

Ritmos da Influência Workshop Imersivo
Abrir bate-papo
Solicite seu orçamento!