Ao longo dos últimos 20 anos como mulher empreendedora, enfrentei inúmeros desafios no mundo corporativo: desde a luta por reconhecimento em mesas dominadas por homens até a construção de um ambiente que promova a equidade de gênero e a valorização da mulher no ambiente de trabalho. A caminhada é longa, mas cheia de aprendizado e avanços que nos impulsionam a seguir em frente.
O estudo “The Importance of Accelerating Action for Women in the Workplace”, apresentado pelo International Women’s Day, reflete exatamente a necessidade de inúmeras ações para remover barreiras sistêmicas e criar ambientes inclusivos.
Como mulher e líder da minha empresa e dos treinamentos que conduzo, sinto que, nós mulheres, precisamos assumir a responsabilidade de implementar mudanças que beneficiem não apenas o público feminino, mas a organização como um todo.
Entre os aprendizados que aplico diariamente na Ritmo Expansão, destaco algumas ações essenciais:
Compromisso de liderança: A promoção da equidade e igualdade de gênero, deve ser uma meta clara e acompanhada de métricas que garantem resultados sustentáveis neste âmbito.
Contratações justas: Processos seletivos livres de preconceitos e com descrições de vagas totalmente inclusivas, incentivam candidaturas e lideranças femininas e reduzem disparidades.
Integração trabalho-vida: Políticas flexíveis e apoio às mulheres com responsabilidades familiares fortalecem sua permanência e produtividade no ambiente corporativo.
Mentoria e patrocínio: Programas de mentorias para mulheres na liderança, aumenta o crescimento das mulheres no mercado de trabalho e dá visibilidade e suporte estratégico para sua ascensão de carreira.
Treinamento contínuo e inclusão: Capacitar equipes para reconhecer e combater preconceitos é um passo essencial para descontruir barreiras culturais.
Promover a igualdade salarial: Utilizando dados para identificar desigualdades, são práticas fundamentais para acelerar o crescimento feminino nas corporações. Quando damos oportunidades iguais, somos recompensados com um ambiente de trabalho mais inovador e colaborativo.
Como bem disse Sheryl Sandberg, COO do Meta: “Atingir a verdadeira igualdade de gênero no local de trabalho não significa apenas contratar mais mulheres; significa contratar mulheres mais qualificadas e com vontade de liderar.”
Que possamos transformar nossos escritórios em espaços de mudanças reais, onde as mulheres não apenas ocupem seu lugar, mas brilhem e sejam remuneradas a altura do seu potencial!
