+55 11 98458-1793 contato@ritmoexpansao.com.br

A Importância da implementação de práticas de Diversidade e Inclusão no Ambiente de trabalho.

Escrito por: Juliana Linares

A diversidade e a inclusão são as apostas de muitas empresas para a retomada competitiva pós pandemia.

Isso porque ter um time de colaboradores plural e diverso, em um ambiente participativo e inclusivo, será um diferencial competitivo para superar a crise da Covid-19, segundo estudos.

Além disso, as empresas que implementam práticas inclusivas, tanto internamente, como em campanhas publicitárias, são bem vistas e consideradas potencialmente mais produtivas e lucrativas.

Um dos mais conhecidos e recentes estudos, da consultoria americana Mckinsey, apontou que a chance de empresas serem mais lucrativas é 33% maior para as que têm um time executivo diverso em termos de gênero, raças, diversidade cultural e também aquelas que criam as mesmas oportunidades para pessoas com algum tipo de deficiência física.

Nesse sentido, o que falta para a sua empresa fazer parte desse movimento?
Quer entender mais sobre diversidade e qual a importância dela nas empresas? Então, este artigo é para você.

O que significa diversidade?

A diversidade pode ser entendida como um conjunto de características que diferenciam as pessoas. Ou seja, o que torna cada indivíduo um ser único e singular.

De acordo com o dicionário, o conceito de diversidade é definido como “um substantivo feminino que caracteriza tudo aquilo que é diverso, que tem multiplicidade”. Nesse sentido, é possível definir como tudo aquilo que apresenta pluralidade e que não é homogêneo.

Sendo assim, na sociedade, a diversidade é representada por diferenças em relação à etnia, orientação sexual, cultura, gênero, crenças, entre outras.

E nas empresas, quando há diversidade na força de trabalho e essas pessoas com diferentes vivências e experiências de vida, passam a ter um papel fundamental na geração de riqueza dentro da empresa, em todos os sentidos.

Mas promover diversidade em empresas, vai além do simples fato dela ter pessoas com essas caraterísticas incorporando o quadro de colaboradores.
Políticas favoráveis à diversidade prevêem uma quantidade de vagas destinada às contratações PCD, a comemoração de datas importantes para a comunidade LGBTQIA+ ou para os negros.
Além de processos que levem a uma contratação sem a influência da imagem como, por exemplo, o recrutamento às cegas.

Qual a importância da diversidade nas empresas?

Apostar em diversidade nas empresas ajuda a promover um ambiente de trabalho mais saudável, colaborativo e apoiador, pois um grupo multicultural incentiva a troca de experiências entre diferentes perfis profissionais.

Sem falar, que essas práticas garantem a motivação e o aumento da produtividade dos colaboradores. E sses fatores podem impactar diretamente no aumento da competitividade da empresa no mercado em que atua.

Nesse sentido, uma empresa diversificada dá um novo significado à sociedade em que está inserida. E isso gera mais valor para os seus produtos e serviços.

Além disso, quando existe diversidade dentro das equipes de trabalho, isso garante maior criatividade e poder de inovação. Isso porque diferentes visões atuam sobre diferentes ângulos, gerando muito mais oportunidades.

É claro que essa transformação não acontece de uma hora para outra. Você precisa ajudar a sua empresa a implementar algumas práticas.

Como promover a diversidade nas empresas?

A diversidade nas empresas é construída gradativamente. Assim, como todo projeto em implementação dentro de um negócio, a promoção da diversidade dentro de uma organização requer um bom planejamento antes de ser colocado em prática.

Por isso, eu compartilho 5 dicas para que isso seja feito de forma gradativa e consistente.

1) Crie uma política de diversidade nas organizações.
Comece fomentando um ambiente livre de preconceitos. Este é requisito básico para que a empresa incorpore os princípios fundamentais de inclusão, por meio da revisão de linguagem e ações de integração. Além de trabalhar a conscientização e promover eventos em que os aspectos multiculturais sejam amplamente discutidos pelos colaboradores.

2) Ouça todas as reclamações sobre discriminação
Entenda como o seu colaborador se sente? Se que eles já se sentiram discriminados no meio corporativo ou dentro da sua empresa? Estimule os colaboradores a se posicionarem e a denunciarem qualquer tipo de abuso ou discriminação.
Advirtam pessoas que fazem piadas vexatórias e ofensivas, mesmo sem intenção, nas áreas de convivência. É necessário conhecer todas as dores. Escute com atenção e crie políticas ativas de prevenção, como treinamentos, dinâmicas de grupo, campanhas e outros eventos de conscientização.

3) Defina metas de diversidade
As metas de diversidade devem envolver a estruturação de um plano de carreira adequado. Nesse sentido, a estrutura de cargos e salários deve obedecer aos padrões de diversidade previamente estabelecidos pela organização. Por exemplo, surgiu uma vaga em sua empresa: que tal se só as mulheres, incluindo transexuais, puderem participar do processo? Ou melhor, destine 3% de vagas para imigrantes, e outros 3% para indígenas.

4) Crie políticas de contratação
Agora que você já criou políticas de diversidade, estabeleceu metas e ouviu seus colaboradores chegou a hora de criar as políticas de contratação. Atualmente, há diversas técnicas e metodologias para criar um processo seletivo mais justo, como recrutamento digital e processo de seleção à cegas, por exemplo.

5) Promova a liberdade de expressão, o senso crítico e desconstrução de estereótipos.
Os preconceitos étnicos, raciais e religiosos são alimentados pela disseminação de discursos que reforçam determinadas ideias sobre certos grupos e nacionalidades.

Dessa maneira, o conhecimento mais aprofundado e a vivência multicultural dentro do ambiente de trabalho, quando mediados por educadores, treinadores e palestrantes, fazem uma contribuição global significativa no sentido de promover o senso crítico e a desconstrução de ideias, falas e atitudes enviesadas por pressupostos tendenciosos.

A diversidade vem em muitas formas: gênero, raça, religião, orientação sexual, idade, cultura, origem socioeconômica, etc. Tudo isso contribui para a experiência única do indivíduo no mundo.
Lhe ofereço o convite de dar um passo para trás e examinar a presença da diversidade em sua própria vida. Quão diversificada é a sua vizinhança? Colega de trabalho? Grupo de amigos? Familiares? Os autores que lê? Os músicos que escuta? Os parceiros com os quais se relaciona? Os funcionários que você contrata?

Experimentar a diversidade em nossa vida diária, significa ter uma exposição a pessoas, culturas, tradições e práticas diferentes das nossas. Podemos aprender novas habilidades e conceitos com os quais não estamos familiarizados e obter uma visão mais ampla de tudo. Com isso, não apenas aumentamos nosso desenvolvimento social, mas também aumentamos nossa compreensão do mundo. Isso irá nos preparar para fazer parte de uma sociedade global, esteja viajando para um novo país, trabalhando com diversos colegas de trabalho, conhecendo novas pessoas ou resolvendo problemas.

Experimentando a diversidade melhoramos a nossa empatia, pois ouvir sobre a experiência de outra pessoa pode esclarecer uma vida diferente e fornecer uma nova perspectiva. Quando comparamos nossas lutas, prioridades e valores, podemos começar a compreender de onde vem um indivíduo e compreender suas ações e comportamentos. Talvez até mesmo mudando nossa mentalidade e prioridades, ou pelo menos fazendo que entendamos as motivações e dificuldades de outra pessoa.

Promover a diversidade é o primeiro passo para não apenas a tolerância, mas para a aceitação. Através do contato crescente, exposição e comunicação entre novas pessoas com ideias únicas, podemos perceber que temos mais em comum do que imaginávamos. Ou ainda podemos ser totalmente diferentes, e está tudo bem também! Aumentar a familiaridade com essas diferenças pode alterar as perspectivas, facilitar a aceitação e diminuir os equívocos e preconceitos.

Quer uma ajuda para começar a implementar algumas práticas de diversidade e inclusão dentro da sua empresa? Conheça os nossos Treinamentos e Programas de Team Building e diversifique!! Fale conosco agora! contato@ritmoexpansao.com.br

Abrir bate-papo
Solicite seu orçamento!