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6 dicas aceleradoras para ajudar a sua empresa a ter clareza do seu propósito

Escrito por: Juliana Linares

Segundo o Simon Sinek, escritor Americano e consultor de empresas na área de liderança e desenvolvimento organizacional. As empresas sabem comunicar muito bem o que elas fazem (produtos e serviços). Mas poucas, conseguem comunicar com clareza o seu porquê ou propósito, o verdadeiro motivo pela qual elas existem.

Ele ainda ressalta, “As pessoas não compram o que a sua empresa faz, mas sim, o que está por trás deste porquê.

Propósito é diferente de objetivo.  Objetivo é algo que uma empresa deseja alcançar. Ex: ser reconhecida como a melhor fabricante de X produto. Ter um lucro acima da média.  Crescer exponencialmente x% ao ano, etc…

Propósito está relacionado com o ato de servir as pessoas, a sociedade ou a uma causa maior do que a si mesmo.

O propósito de uma empresa é o que a move a alcançar seus objetivos.

Quando uma empresa tem um propósito claro, ela consegue guiar suas decisões, criar uma forte conexão com seus clientes e stakeholders, motivar seus colaboradores a cultivarem bons relacionamentos, a produzirem e a entregarem resultados. Ter um propósito claro, mostra que a empresa tem uma missão maior do que apenas aumentar seus lucros.

Ter clareza deste porquê, pode parecer um processo desafiador, mas é totalmente possível, principalmente, quando a organização dedica tempo para entender o que está por traz daquilo que ela faz.  E isso por ser feito com a colaboração dos funcionários, com o auxílio de pesquisas, entrevistas e discussões em grupo.

O propósito ou este porquê, é o motivo pelo qual uma empresa existe. Ele tem que ser demonstrado diariamente, de forma, autêntica e genuína. É algo que a empresa realmente acredita e que irá movê-la a alcançar seus objetivos, sem perder a integridade e gerando, cada vez mais, credibilidade e inspiração para as pessoas e para a sociedade.

Esse porquê deve refletir na cultura organizacional, no jeitão de ser, de pensar e de fazer as coisas da sua empresa. Ele também precisa apoiar causas maiores que a própria organização, tais como: projetos sociais, práticas sustentáveis, e também, ele deve estar presente na comunicação com seus colaboradores, clientes e investidores.

Um indicativo de que uma empresa não tem clareza deste porquê ou não vive o seu propósito. É ela pregar na sua missão, visão e valores, algo que ela não aplica na prática e que não se traduz na vida dos seus clientes e funcionários.

Diante desse grande desafio,

Eu compartilho 5 dicas aceleradoras para a sua empresa descobrir o porquê ela existe. Qual o seu diferencial? E o que ela tem de melhor para oferecer pra a vida das pessoas e agregar valor na nossa sociedade.

1. Viva os seus valores:  O propósito deve estar alinhado aos valores da sua empresa. Valor é algo que a empresa não abre mão. É o que sustenta este propósito. 

2. Entenda seus stakeholders:  Conheça as necessidades e expectativas dos seus stakeholders, incluindo clientes, funcionários, fornecedores e comunidade. Isso ajudará a identificar como a sua empresa pode contribuir de maneira significativa.

3. Crie impacto social: Analise como a sua empresa pode fazer a diferença no mundo? Por meio de práticas de negócios sustentáveis, projetos com a comunidade ou contribuições para a sociedade.

4. Faça um brainstorm de ideias: Com essas informações, formule o propósito da sua empresa de maneira clara e significativa. Ele deve ser uma declaração que reflita os valores e ações da empresa, atenda às necessidades dos stakeholders e identifique as oportunidades de impacto para as comunidades locais e atenda as necessidades dos seus clientes internos (colaboradores) e externos (consumidores).

5. Transforme ele no coração da cultura da empresa: Certifique-se de que o propósito seja integrado à cultura, vivenciado e comunicado de forma clara e consistente, para todos os colaboradores da empresa.E que ele presente nas decisões estratégicas e na comunicação com os stakeholders.

6. Siga essa bússola: Por fim, é importante que as empresas não vejam o propósito como uma simples jogada de marketing, pois isso não se sustenta a longo prazo. Ele precisa ser encarado como uma ferramenta valiosa para guiar as ações da empresa, gerar transformação social e alcançar resultados sustentáveis e de alta qualidade a longo prazo. 

Ter clareza de propósito e saber comunicar este porquê, e um valioso compromisso da empresa para com seus colaboradores e com a sociedade.  A alta lucratividade passa a ser a consequência de uma empresa que realmente é capaz de comunicar e viver esse propósito.

Se quiser saber como podemos ajudar ajudar a sua empresa a pensar de dentro pra fora e a comunicar com clareza o seu porquê, entre em contato conosco agora! contato@ritmoexpansao.com.br

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