+55 11 98458-1793 contato@ritmoexpansao.com.br

Teambuilding – Porque este processo é tão importante para o RH.

Escrito por: Juliana Linares

O trabalho híbrido (presencial e remoto), tornou-se cada vez mais comum nas empresas. Embora esse modelo de trabalho ofereça certas vantagens, como maior flexibilidade e economia de custos, ele também pode apresentar desafios significativos em termos de integração e produtividade das equipes. É por isso que, cada vez mais, os programas de Teambuilding tem se tornado indispensáveis para aumentar a presença, a conexão, a confiança, a capacidade de comunicação e o espírito colaborativo das equipes.

O que é um Team Building?

Um programa de Team building é apoiado por atividades e iniciativas vivenciais, mão na massa, que são projetadas para melhorar a conexão, a colaboração e a comunicação entre os membros da equipe, bem como promover um maior senso de pertencimento, identidade compartilhada e o alcance de objetivos em comum. Essas atividades podem variar de simples jogos, quebra-gelos a programas de treinamentos experiências mais elaborados. O objetivo é ajudar os membros da equipe a se conhecerem a fundo, trocarem experiências, compreenderem seus papéis e responsabilidades, usarem a criatividade para solucionar problemas e aprenderem a trabalhar de forma colaborativa, onde cada integrante do time disponibiliza seus talentos, para que juntos, possam alcançar resultados sustentáveis e de alta qualidade.

Os desafios do novo normal

Este momento pós pandemia, criou uma forma de trabalho que chamaos de “novo normal” ou “modo híbrido”. A pessoa pode trabalhar alguns dias da semana na empresa e o restante em casa. Ou todos os dias da semana em home office ou no escritório. Este novo formato de trabalho, pode apresentar alguns desafios para as equipes, como:

  • Falta de foco e concentração, com as distrações dentro de casa;
  • Ruídos na comunicação;
  • Sensação de isolamento entre os membros que trabalham de forma remota.
  • Falta de confiança;
  • Trabalho excessivo, acaba contribuindo para uma síndrome de burnout.

Dentro deste cenário tão complexo e volátil, numa foi tão importante para as empresas contratarem um programa de Team Building:

Compreenda os benefícios e porque o Team Building é uma ação indispensável para o RH!

1. Conecta as pessoas com o momento presente

As distrações do dia a dia são imensas e isso afeta a capacidade delas de viverem o momento presente. Elas sentem medo do que já passou e ficam ansiosas com o que vem por aí. O Team Building tem o poder de conectá-las com elas mesmas e com o “aqui e o agora”. Isso as ajuda a colocar a atenção naquilo que realmente importa.

2. Ativa a escuta e elimina os ruídos na comunicação

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas equipes híbridas é se comunicar com os membros da equipe de forma clara e objetiva. Quando a equipe está dividida entre o trabalho presencial e remoto, a comunicação pode ser truncada e cheia de ruídos. No entanto, o Teambuilding ajuda os integrantes do time a se fazerem presentes, praticarem a escuta generosa e compreenderem como seu estilo de comunicação impacta o todo. Ganhar esta compreensão sobre si mesmo, ajuda as pessoas a desenvolverem uma comunicação mais assertiva e respeitosa. Isso aumenta o engajamento, a colaboração, ajuda a minimizar os mal-entendidos e a garantir que todos tenham estejam na mesma página.

3. Cria um senso de comunidade

O Teambuilding também pode ajudar a aumentar o senso de pertencimento e o engajamento entre os membros da equipe, independentemente do formato que estejam trabalhando. Ao criar oportunidades para os colaboradores se conhecerem melhor, interagirem, trocarem experiências, o Teambuilding constrói um senso de comunidade compartilhada, com identidade própria e objetivos em comum. Isso traz um enorme befefício para os membros remotos que, em algum momento, pse sentem isolados ou desconectados da equipe.

4. Aumenta a confiança e a motivação

Quando as pessoas se fazem presentes, colocam a atenção aquilo que realmente importa, são capazes de ouvir e dialogar de forma calra e respeitosa, o nível de confianca e de motivação a alcançarem juntas melhores resultados aumenta consideravelmente. O Teambuilding inspira e motiva os membros do construírem um ambiente de trabalho fértil, positivo, criativo e colaborativo. Quando as pessoas se sentem conectadas entre si e alinhadas com os valores da empresa, eles se tornam mais motivados e comprometidas em alcançar seus objetivos.

5. Reduz o estresse e melhora a saúde emocional

Equipes de alta performance são muito cobradas, seja no formato híbrido, quanto no presencial e isso pode acabar gerando uma síndrome de burnout entre os membros do time. As pessoas tendem a estrapolar seu horário de trabalho, tem uma deadline curta para entregar projetos de alta complexibilidade e sentem que carregam o mundo nas costas. Por esses motivos, o Teambuilding é um fator fundamental para aliviar o estresse e criar momentos de interação e descontração entre as pessoas. Isso traz enormes benefícios para a saúde mental, o bem estar psicológico dos colaboradores e a qualidade de vida dos colaboradores, aumentando a satisfação pessoal, o sistema imunológico, a inteligência emocional para lidar com a pressão. Elas produzem mais com menos esforços e isso contribui com a redução da rotatividade de funcionários e absenteísmo.

6. Eleva a performance e o espírito da equipe

Resumindo: O Teambuilding é uma valiosa e indispensável ferramenta para as empresas e ele contribiu para elevar a performance e o espírito colaborativo de equipes. Ao melhorar a comunicação, a colaboração e a motivação entre as pessoas, o Teambuilding aumenta a capacidade das equipes de quebrarem suas barreiras, se superarem e alcançarem resultados que vão além do esperado!

Se você está gerenciando uma equipe, considere incorporar um programa de teambuilding em sua estratégia. Nós garantimos um aumento considerável no senso de união e capacidade da sua equipe, bem como no faturamente o lucratividade da sua empresa!  

Abrir bate-papo
Solicite seu orçamento!