No que você pensa quando o assunto é criatividade?
Quando a maioria de nós pensa em criatividade, nos remete algum empreendimento artístico que pode incluir obras de arte, música, performances ou até mesmo moda e design. Poucos de nós pensam na criatividade como uma habilidade primária e crítica de relacionamento.
Quando somos capazes de explorar a criatividade em nossos relacionamentos, ao em vez de tentar manipular o outro a mudar, conseguimos enxergar múltiplas possibilidades e aumentamos a nossa liberdade de escolha para responder com sabedoria aos eventos e estímulos externos. Isso é o que chamamos de inteligência Emocional, mas aqui nós vamos relacionar essa prática ao uso da criatividade.
Use a criatividade para alcançar um resultado desejado
Ao invés deu olhar pra mim ou alimentar a crença de que o meu jeito está certo e o do outro errado, eu posso permitir uma pausa e fazer com que a minha mente criativa traga a tona uma segunda, terceira, quarta ou quinta possibilidade.
Quando não somos criativos para lidar com os nossos relacionamentos, os resultados são catastróficos, você já percebeu? Pensamos que, se pudéssemos mudar os eventos externos (os acontecimentos ou os outros), isso nos levaria a uma solução positiva. No entanto, quando usamos nossa criatividade, percebemos que assim como as cores na paleta, eventos e pessoas são o que são. Nosso verdadeiro poder vem de como misturamos as cores e respondemos a esses eventos ou pessoas para alcançar um resultado desejado.
Nossa criatividade nos permite uma mentalidade diferente. Se conseguirmos dar uma pausa antes de respondermos a um estímulo externo, temos a chance de explorar respostas variadas que levam a resultados mais positivos.
Encontre “espaço” entre uma evento e uma resposta
O Psicólogo Austríaco, Dr. Viktor Frankl, fundador da logoterapia e sobrevivente de um campo de concentração na segunda guerra mundial, costumava dizer, “O que nos magoa não são as ações das pessoas, mas sim a resposta que escolhemos dar a elas”. Ele ainda ressalta, “A sua liberdade de escolha aumenta à medida que utiliza, com sabedoria, o espaço entre um estímulo e uma resposta.
Como você responde aos seus eventos? Essa resposta muitas vezes é confundida com uma reação e interações reativas que quase nunca terminam de forma positiva. Encontrar este espaço é onde podemos usar a criatividade para escolher fazer algo diferente.
5 dicas para usar a criatividade e melhorar seus relacionamentos:
1) Com imaginação e prática, você pode começar examinando qualquer situação no passado, com alguém, que não tenha terminado como queria.
2) Determine qual foi o evento que você gostaria de recriar se tivesse a chance e identifique qual foi a sua crença naquele momento e como você reagiu.
3) Lembrou do resultado? Agora, seja criativo e explore seu leque de opções. O que poderia ter sido diferente? Que opções você poderia ter escolhido como resposta? Se escolher uma nova possibilidade, como tudo teria terminado? Crie alguns cenários e observe quais respostas provavelmente levariam a resultados próximos da solução desejada e quais não.
4) Enquanto você está praticando este exercício criativo, olhe para o que você escolheu acreditar, “ele não me ama”, “ela não acha que eu sou boa profissional”, “eu achei que ela fosse minha amiga e ela me traiu”.
5) Agora considere que esses pensamentos são hipóteses em vez de verdades. Imagine outros possíveis cenários para a mesma situação. Exercitar a criatividade em seu sistema de crenças, permitirá que você enxergue que só porque acredita em algo, não significa que isto seja verdade. Este reconhecimento irá libertá-lo! Pois, mudar sua mentalidade e sua forma de pensar, será fundamental para resolver seus problemas.
Quando você pegar o jeito, a prática desse exercício começa a ficar divertida, pois começará a ver o quanto é poderoso ser criativo para manifestar uma realidade diferente e mais positiva para os seus relacionamentos. Então, em suas situações atuais, ao invés de reagir como você andou fazendo no passado, respire fundo e reconsidere ser criativo nas suas opções como resposta.
Adicione uma pitada de criatividade
Se a imagem do seu relacionamento não estiver do jeito que você deseja, crie uma nova receita: adicione 1 pitada de criatividade , 1 toque de amor, 3 gotas de compaixão, 4 colheres de responsabilidade, 5 xícaras de perdão e transforme seu relacionamento em uma verdadeira obra-prima.
No meu trabalho, eu faço o uso a minha positividade e criatividade para fortalecer relacionamentos, fazer com que as pessoas tenham a coragem de se conhecer a fundo para acessar o melhor dos seus potenciais e construir uma vida significativa e cheia de sentido!
Se você equiser saber como os meus programas podem ajudá-los a viver com mais leveza, autenticidade e inteireza, clique aqui!
Abs, Ju.