Os Benefícios da Meditação: Algo simples e profundo
Se você anda estressado, inquieto, sem foco ou habilidade de se concentrar, já parou pra pensar que praticar a meditação poderia ajudá-lo a melhorar esses problemas?
A meditação tem a capacidade de acalmar a alma, apaziguar a mente, faze-lo sentir-se mais alegre, energizado e confiante. Além de conecta-lo com o momento presente, mantê-lo em equilíbrio, melhorar seus relacionamentos, elevar a autoestima e a satisfação pessoal.
Praticar a meditação é uma forma simples de auto cura e apresenta 3 categorias de benefícios para a saúde:
A. Restauração do corpo e da mente
- Induz o Relaxamento;
- Reduz o estresse e desacelera a frequência cardíaca;
- Normaliza a pressão arterial;
- Melhora o sono.
A forma como você consegue relaxar na meditação é equivalente ao estado de sono profundo. Em ambos os estágios, o cérebro produz ondas magnéticas que o fazem alcançar um estado “alpha” de consciência, ou seja, de relaxamento profundo. O nível de cortisol (hormônio do estresse) no seu corpo diminui, permitindo um maior relaxamento. E quanto mais profundo é seu descanso, mais tempo o seu cérebro tem para se regenerar e aprender a processar coisas novas.
B. Expande a autoconsciência e a capacidade de reflexão
- Expansão da consciência;
- Limpeza do lixo mental;
- Aumento da capacidade de reflexão;
- Melhora da memória;
- Eleva a autoconfiança e da autoestima;
- Aperfeiçoamento da comunicação, dos relacionamentos e da capacidade de resolver conflitos.
A meditação pode trazer profundos momentos de insight e transformação pessoal, pois muitas vezes, é no silêncio que você encontra repostas para as sua questões.
Estabilidade emocional e harmonia: limpa, nutre e regula o seu ritmo interno, fazendo com que se torne centrado e fortalecido emocionalmente, deixando de sentir-se sensível, instável e facilmente irritado.
Quando sua consciência se desenvolve e expande, as perturbações da vida tem menos significado. A raiva e os desapontamentos tornam-se emoções rápidas que ocorrem momentaneamente e logo desaparecem, pois, você passa a não dar tanta importância para as situações desagradáveis ou negativas.
Quando você começa a aprender mais sobre si mesmo, naturalmente, vai querer descobrir os mistérios da vida, do universo, etc… Então, profundos questionamentos irão surgir… “Qual o sentido da vida? Qual é o meu propósito? Como eu posso contribuir com os meus talentos para melhora a sociedade? Qual é o legado que eu quero deixar?”
C. Abertura e conexão com algo maior
- Você começa a sentir uma abertura e compreender que existe uma conexão com algo maior;
- É tomado por uma maior sensação de conforto e segurança;
- Sente que a criatividade começa a fluir.
Momentos de meditação, ajudam a harmonizar a sua energia com a energia do ambiente, do planeta e do cosmos. Com isso você se torna um ser mais integrado sintonizado com o que acontece em cada momento, tornando-se menos reativo para responder com mais serenidade e assertividade aos seus estímulos externos.
E ao perceber que o mundo é parte de você, o amor flui livremente. Este amor lhe faz forte para suportar as forças opostas e os conflitos da vida.
Ao atingir estágios mais profundos de consciência, você se torna mais autoconfiante, forte e ao mesmo tempo amoroso, sensível e com mais habilidade de demonstrar compaixão pelos outros. Essa combinação entre o amor e a compaixão é o que a autora Americana Cindy Wigglesworth chama de “Inteligência Espiritual”, uma habilidade que podemos desenvolver e que não tem nada a ver com religião.
A porta de entrada para a meditação
Eu utilizo técnicas de meditação nos programas que desenvolvo para equipes empresariais, com o objetivo de ajudar as pessoas a se conectarem com o momento presente, gerenciarem o estresse e a ansiedade, desenvolverem a inteligência emocional, esvaziarem o lixo mental e aprimorarem a habilidade de tomar decisões e lidar com a pressão do dia a dia de forma mais equilibrada. Leia mais sobre minha abordagem, clique aqui.
Meditações guiadas
Meditações guiadas podem o ajudar a desenvolver o gosto pela prática da meditação. Elas geralmente duram de 3 a 25 minutos e variam de acordo com o seu propósito: aprender a relaxar, melhorar a atenção plena, o sono, a ansiedade, etc… Você pode encontrar diversos estilos de meditações guiadas na internet ou em aplicativos para smartphones.
Música para meditar
A música pode ser usada como pano de fundo para te ajudar a meditar. Porém, ela precisa ter um tom suave e lento. Você pode encontrar no youtube uma variedade de músicas para a meditação, acompanhadas por sons de cítara, sinos, barulho de água, pássaros, etc.
Restauração, Reflexão, Conexão
Saiba como os princípios do ritmo podem restaurar a sua energia, faze-lo refletir profundamente e fortalecer as suas conexões, Ritmos da Influência.
Meditação é como uma semente. Quando você a cultiva com amor, ela desperta. Quanto mais cedo você começa a cuidar dela, mais potencial ela tem para florescer. Eu já introduzi a experiência da meditação para pessoas de diferentes contextos e idades e todas elas, sem exceção, sentiram-se imensamente gratas por terem a oportunidade de aproveitar o frescor de poucos minutos de meditação. Mergulhar fundo, dentro si, enriquece a sua vida! Namasté!