+55 11 98458-1793 contato@ritmoexpansao.com.br

8 dicas para você aumentar a vitalidade e a produtividade

Escrito por: Juliana Linares

Você é o tipo de pessoa que está sempre cansada, sem energia, com pouca vitalidade ou sem alegria de viver? Ou é o tipo de pessoa que vive como se fosse o último dia da sua vida, esbanjando energia de sobra, entusiasmo e felicidade?

Você é uma pessoa que tem a tendência de ver o mundo ao seu redor com negatividade, não cultiva muitos relacionamentos, e se sente sedentário? Ou se considera uma pessoa positiva, ativa, bem relacionada e cheia de disposição para lidar com as tarefas do dia a dia?

Você se preocupa mais com o futuro e com os problemas dos outros? Ou consegue viver o presente, planejar o futuro, focar na sua saúde e bem-estar em primeiro lugar, para ai sim, poder de fato ajudar os outros.

Em que lado desse espectro você se encontra?

Existem X maneiras para você cultivar a vitalidade e ser mais produtivo.

Muitos fatores contribuem para a perda da vitalidade e se você acha que a idade é o principal fator, eu afirmo que está enganado. A idade provoca sim alterações físicas no organismo, mas envelhecer, não significa perder de energia. O fator emocional é quem rouba a sua vitalidade.

Por exemplo:

  • Trabalhar a vida toda em uma função que não está alinhada com seus valores, desejos e propósitos;
  • Não ter o convívio da família, não cultivar boas amizades, ou sofrer desilusões amorosas, isso pode causar um imenso vazio na alma;
  • Ser uma pessoa amargurada, não ter a capacidade de perdoar. Vitimizar-se o tempo todo;
  • Não ter humildade para pedir desculpas ou aprender com os outros, isso acaba apagando a sua luz pouco a pouco.
    Antes deu me aprofundar nesse conceito, eu gostaria que você refletisse sobre qual é o seu conceito de vitalidade e o quanto ela está relacionada a sua produtividade.

O corpo humano é um organismo vivo que comparado a uma máquina, a falta de manutenção o faz perder a funcionalidade. Vários fatores contribuem para o funcionamento da máquina.

Portanto, eu te apresento 8 dicas para você aumentar o seu nível de vitalidade e produtividade.

Durma Bem

1) Durma Bem

Dormir não só recupera apenas o sono, mas regenera as células do sistema imunológico e fortalece a memória. Pessoas que não dormem bem tem sérios problemas de memória. O distúrbio do sono pode afetar o sistema imunológico, provocar aumento de peso, envelhecimento precoce, elevar a pressão arterial, a obesidade e reduzir a expectativa de vida.

2) Alimente-se de forma saudável

Alimentar-se bem é outro pilar importante da vitalidade. Gorduras e comida processada são nocivas para o organismo causando cansaço, irritabilidade, obesidade, colesterol alto, hipertensão e diabetes. O sedentarismo também provoca o envelhecimento precoce e colabora para os problemas citados anteriormente.

Alimente-se de forma saudável
Divirta-se

3) Divirta-se

O lazer é importante para o seu desenvolvimento pessoal. Ir ao parque, viajar, ir a festas, cinema, e shows traz relaxamento, estimula o cultivo de novos relacionamentos, aumenta a autoestima e a satisfação pessoal.

4) Movimente o seu corpo

O movimento é primordial para aumentar o nível de vitalidade, agilidade, flexibilidade e produtividade, pois, faz o corpo fluir, gerar energia, se fortalecer e continuar funcionando.

Movimente o seu corpo
pratique algo que faça se sentir bem

5) Pratique algo que o faça sentir-se bem

Todos sabem que estar em contato com a natureza, praticar esporte, yoga, meditação, música, pintura, ou qualquer coisa que estimule a mente, o físico e o espirito, são fatores altamente benéficos a saúde. Se você ainda não descobriu o que gosta de fazer, não perca tempo. Encontre algo que o faça sentir bem. Pode ser algo que o ajude a relaxar e desligar a mente. Alguma atividade que estimule a sua memória, concentração, criatividade e coordenação motora. Ou simplesmente algo que o faça sentir ágil, energizado, feliz e revitalizado. Se você passa uma vida exercendo cargos profissionais que não estão alinhados com algo que goste de fazer, isso irá tirar a sua energia e vitalidade, contribuindo para uma baixa na sua produtividade e no nível de satisfação pessoal e felicidade.

6) Cultive bons relacionamentos

Cultivar relacionamentos saudáveis com a família, amigos e colegas de trabalho é algo que contribui para que as pessoas vivam por muito mais tempo. Existe um estudo feito na Universidade de Harvard nos Estados Unidos, com 724 homens, durante 7 décadas, que revela que pessoas que cultivam bons relacionamentos são muito mais propensas a terem uma vida mais longa e a serem mais felizes.  Assista o video!

Cultive bons relacionamentos
Liberte-se dos vícios

7) Liberte-se dos vícios

Eu não preciso dizer que alimentar vicios como drogas, cigarro, auto medicação e bebida são prejudiciais a saúde, pois provocam dependência física e psíquica, além de destruir as células regenerativas e de defesa do organismo, causando degradação dos órgãos vitais e acabando com a vitalidade. Se você é escravo de algum vicio, reflita sobre isso e saiba que, por mais difícil que seja, nunca é tarde para você fazer uma escolha diferente!

8) Seja positivo!

Seu futuro pode ser equilibrado, harmonioso e cheio de realizações. Pessoas e fatos negativos devem ser apenas uma referência do seu passado, sobre as coisas e situações que você quer manifestar menos na sua vida. Cultive pensamentos positivos e sinta imediatamente os efeitos dessa prática. Ao acordar, agradeça por estar vivo e com saúde. Respire fundo, tente esvaziar a mente antes de enche-la novamente com compromissos e preocupações do dia a dia. Pratique a meditação, nem que seja por 10 minutos por dia. Contemple a natureza ou algo belo que o faça sentir bem. Cultive relacionamentos positivos e alimente a sua espiritualidade independente de crenças ou religião.

Seja positivo
Viva com entusiasmo

BÔNUS: Viva com Entusiasmo!

Viver sem entusiasmo é como viver sem os nutrientes essenciais que o mantém nesse espaço, tempo e realidade. A palavra entusiasmo, no latim, significa “ter Deus dentro de você”. Eu não me refiro ao Deus da religião, mas ao Deus que o conecta com a sua alegria de viver.

Essa alegria de viver é a porta para a saúde mental, física e emocional. Autoestima revigora a alma. Amar a si próprio também interfere no físico. Se você conhece suas habilidades tem força para lutar por seus objetivos! Mantenha a auto estima, a satisfação pessoal e a vitalidade em alta. A produtividade é apenas uma consequência do quanto você consegue viver em integridade com os seus valores, desejos, e propósitos. Pare, pense e liste suas qualidades. Coloque nessa lista as pessoas que te fazem bem. As coisas que você gosta de fazer, os lugares que quer conhecer e os objetivos que quer alcançar. Ah, não esqueça de colocar na sua lista as coisas que você quer eliminar, tais como vícios, padrões de comportamento que geram resultados negativos e relacionamentos que não agregam valor e qualidade para o seu contexto de vida.

Se você quiser aprender mais sobre como eu construi um trabalho, alinhado aos meus valores e desejos mais profundos, onde eu cultivo a minha vitalidade, felicidade e criatividade, clique aqui e assista a minha palestra do TEDx “Acreditar para se reinventar”.

Abrir bate-papo
Solicite seu orçamento!