+55 11 98458-1793 contato@ritmoexpansao.com.br

10 dicas para expandir sua criatividade!

Escrito por: Juliana Linares

Você já parou pra pensar que expandir do sua criatividade pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida pessoal e profissional?

Independente da área em que você atua, o fator criativo é importante para solucionar para vários problemas, além de fazer com que você se sinta uma pessoa inovadora e capacitada a propor novas ideias.

Você já se perguntou porque as crianças são mais criativas do que os adultos?

Pesquisas mostram que a medida que vamos amadurecendo, perdemos o contato com a expressão criativa, em função dos paradigmas e sistemas distorcidos que vamos criando ao nosso redor.

Sistema Rígido

A curiosidade alimenta a criatividade

Howard Gardner, o pai da teoria das inteligências múltiplas, em suas pesquisas sobre a criatividade, constatou que os maiores gênios criativos da humanidade possuíam um estado de curiosidade pueril, que ele chamava de questionamentos, “Como deve ser viajar a velocidade da luz usando a imaginação?”

A medida em que vamos crescendo, nos moldamos aos olhos de um sistema rígido, cheio de regras e sem muito espaço para usarmos a imaginação, onde aos poucos vamos perdendo a capacidade de criar e de brincar. A boa notícia é que a criatividade é uma qualidade inerente do ser humano, ou seja, faz parte de quem somos desde que nascemos e é algo que não perdemos nunca. A palavra criatividade vem do latim “creare” e significa criar, inventar e fazer algo novo de um jeito diferente. Para ser criativo é preciso pensar “fora da caixa”, explorar novas maneiras de se expressar, produzir ou executar algo. E o mais importante, é preciso calar as crenças limitantes e perder o medo de errar.

 

Criatividade = inteligência + diversão

O cientista Albert Einstein dizia que “a criatividade é a inteligência querendo se divertir.” Nos programas que eu desenvolvo com o meu trabalho, eu ajudo as pessoas a desenvolverem seus potenciais criativos através do lúdico, palavra originária do latim “ludus”, que remete a jogos e divertimento. Daniela Gomes, é a idealizadora do Programa de Pós Graduação Transludus, no qual eu dou um módulo sobre desenvolvimento criativo por emio de experiências com a música.  Ela disse:

“Empresas visionárias de ponta incluem uma lógica lúdico-criativa em seus processos. Pois percebem que seus colaboradores se sentem mais plenos quando estão criando. Seja um processo criativo para trazer uma solução para algum problema, encontrar novas formas de conduzir uma conversa difícil, inventar métodos de ensino dinâmicos e eficazes, descobrir novas maneiras de se relacionar ou simplesmente criar algo novo que alimente a mente, o corpo e o espírito.”

Ludicidade

Dani ainda ressalta:

“Estas organizações conseguem enxergar a importância da relação entre o sentir-se pleno, em estado lúdico, brincante, com a capacidade criativa e produtiva dos seus colaboradores. Essa é a visão de empresas inovadoras como o Google e o Facebook, por exemplo. Elas acreditam que o processo criativo e a transformação acontecem após as pessoas terem momentos lúdicos, ou seja, momentos em que elas aprendem enquanto se divertem.”

Criatividade através de experiências com música

Uma das atividades que mais permeiam o processo criativo nos programas que eu desenvolvo é a utilização da música em programas de desenvolvimento de equipe, líderes e autoconhecimento.  Pois, ela quebra resistências, estimula a escuta, a criatividade e a colaboração. A música ajuda as pessoas a organizarem seus pensamentos e atitudes. Aumenta o foco, a concentração, a coordenação motora, além de aprofundá-las no autoconhecimento e conectá-las com seus potenciais colaborativos e produtivos. Através desses processos, as pessoas vivenciam emoções positivas, despertando no seu inconsciente, o contato com suas virtudes talentos e capacidades.

Faça algo diferente!

Quantas vezes você não ficou tentando ter uma ideia nova ou trazer a solução para um problema, mas ela não veio. Ai você dá um tempo, faz algo criativo e prazeroso, tira a sua mente daquele estado de pressão ou sofrimento, e quando menos espera, vem aquele insight.

Para que o seu processo criativo aconteça com mais frequência, eu ofereço 10 dicas que o irão ajudar a quebrar velhos paradigmas e a entrar em fluxo criativo.

10 Dicas para desenvolver o seu potencial criativo:

3. Nunca deixe de aprender.

1. Nunca deixe de aprender.

Buscar conhecimento – de qualquer tipo – vai ajudá-lo a ter ideias novas e encontrar formas de concretizá-las!

2. Exponha-se!

Se entregue o tempo todo às novas artes: novos tipos de livros, diferentes gêneros musicais, artesanato, pintura, moda, etc… Se você é um roqueiro, ouça MPB. Se você pinta só em pastel, tente a tinta acrílica.  Se você é bom em criar coisas com as mãos, experimente uma tecnologia diferente.  Quebre todo e qualquer tipo de paradigma e deixe que novas ideias fluam.

2. Exponha-se!
2. Exponha-se!

3. Mude sua rotina no trabalho e fora dele.

O perigo de cultivar sempre os mesmos hábitos te deixa preguiçoso para pensar em alternativas diferentes para solucionar seus problemas.  Mude a sua rotina de trabalho.  Mude os móveis e objetos no seu escritório.  Isso irá transformar a sua energia e a do lugar em que você trabalha.

4. Conheça pessoas com estilos diferentes do seu.

Essa é uma forma de obter novas perspectivas sobre a vida. Você já tentou puxar uma conversa com o caixa do banco, com alguém no metrô ou com alguém com a aparência totalmente diferente da sua?  A diversidade cria um maior senso de união e igualdade entre as pessoas e aprender algo inusitado com alguém diferente de você, irá agregar imenso valor a sua vida!

5. Conheça novas pessoas, de preferência, com estilos diferentes do seu.
6. Force-se a ver o novo em coisas antigas.

5. Crie um novo olhar sobre o que você vê!

Tente fazer um caminho diferente para ir ao trabalho. Observe algo moderno nas coisas antigas. Crie um novo olhar sobre o mundo ao seu redor.  Tente ver algo belo no que você acha feio.  Ver as coisas de um modo diferente ajuda a estimular o seu potencial criativo.

6. Carregue um bloco de anotações.

Você não tem como saber quando um insight irá surgir, então, esteja preparado para tomar nota e não perder aquela ideia boa. Quando em sonho, surge uma ideia, eu tento acordar para anotá-la.

7. Carregue um bloco de anotações.
8. Pare de acreditar que você não é criativo.

7. Pare de acreditar que você não é criativo.

Você vai acabar se convencendo disso e estagnar o seu potencial seja ele qual for. Faça pausas no trabalho, pois sua mente precisa de uma chance para relaxar antes que ela superaqueça. Levante um pouco da cadeira, vá tomar um café, conversar com um amigo. Esses momentos ajudam a refrescar a cabeça e a partir daí, novas ideias começam a surgir.  Segundo o escritor Domenico De Masi, “a criatividade vem do ócio”.

8. Conviva com pessoas criativas.

Faça amizade com pessoas que expressam criatividade através da música, dança, escrita, artes visuais e soluções inovadoras para oportunidades e desafios. Conviver com um público mais criativo irá inspirar e atualizar a sua mente.

1. Conviva com pessoas criativas.
9. Crie e desenvolva sua ideia com base no feedback dos seus amigos.

9. Aprimore a sua ideia com base no feedback dos seus amigos.

Compartilhe suas ideias com pessoas que você confie.  Peça o feedback delas.   Para que a sua ideia se concretize com sucesso, você precisa testá-la, compartilhá-la com o mundo, submetê-la a crítica para poder aprimorá-la e adaptá-la conforme o necessário.

10. Deixe a mente relaxar para o subconsciente criar.

Não espere que uma ideia venha quando você se sente cansado ou sob pressão.  O cérebro precisa de tempo para se regenerar e encontrar novas maneiras de produzir algo novo.  Não force o processo criativo, deixe que ele aconteça naturalmente.  Muitas vezes quando você divaga, tira um tempo pra descansar ou fazer algo que gosta, uma ideia surge logo em seguida.  A meditação ajuda a esvaziar a mente e quando ela está plena, os insights acontecem.

10. Deixe seu subconsciente criar enquanto a mente descansa.
Criaitivo em grupos

DICA de BÔNUS:  Criativo em grupos.

Se você trabalha com grupos ou equipes – como gerente, treinador, planejador de reuniões, recursos humanos, etc. – visite o meu site para aprender sobre meus programas lúdicos que aumentam a criatividade, a conexão eo potencial de grupo!

Não deixe de acreditar no seu potencial criativo, ele pode trazer resultados incríveis para a sua vida! Obrigada por ler este artigo e até o nosso próximo encontro!

 

ritmoexpansao.com.br/team-building

Abrir bate-papo
Solicite seu orçamento!